segunda-feira, 29 de setembro de 2008

"Direitos Humanos e "Jovens em Liberdade Assistida."

Nessa roda de conversa contamos co as participações de Vitor Massao (Revista Viração), Clóvis (FEUSP), Daniel, Rosi, Juliane (Cirandação) e a jovem Gabriela Cardoso.
Ela rodou na sede da Revista Viração, alias o pessoal foi muito gente boa, pois nos recebeu muito bem, além de preparar o espaço para que a conversa fosse a melhor possível...
Como rolou:
Primeiro fizemos uma apresentação, onde pudemos perceber a diversidade de experiências das pessoas que ali estavam. Alguns com familiaridade com o tema, pois já havia ou estavam trabalhando na FEBEM, agora Fundação CASA, outros, que não, mas com saberes de outros campos, o que contribui para enriquecer o debate.
Depois lemos um pequeno matéria sobre direitos humanos e algumas especificidades da medida sócio-educativa de liberdade assistida, para iniciar a conversa.
O que são os direitos humanos? Como eles podem contribuir para que os jovens em Liberdade Assistida tenham alguma possibilidade de trilhar outros caminhos? O que está acontecendo na FEBEM agora? Teve alguma mudança? Quem são seus atores? Quais as dificuldades e as perspectiva para esse trabalho? São possíveis outras práticas?
Essas questões rodaram a conversa o tempo todo e nos fizeram pensar que o caminho é longo e muito difícil, mas o desafio está posto.

(por Daniel Cardoso)

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

CirandAção: A consolidação de uma idéia


Há pouco menos de um ano éramos apenas pessoas discutindo uma inquietação compartilhada por alguns estudantes do curso de Pedagogia da Universidade de São Paulo.
Hoje, existimos enquanto coletivo!
Quando ocorreram as primeiras conversas a respeito de como dialogaríamos com a sociedade a partir do legado a nós deixado pelo curso ao qual estávamos vinculados, numa das principais - senão a principal - universidade pública do país, confesso que possuia mais esperanças e vontades que vislumbres.
Hoje, praticamente um ano após as primeiras conversas, nosso coletivo é uma realidade, o que muito me alegra.
De Projeto X à Coletivo CirandAção, já temos uma trajetória!
Apesar de incipientes, nossas ações começam a gerar os primeiros resultados, sejam eles nosso próprio crescimento intelectual, nossa afirmação como coletivo ou os primeiros diálogos com outros coletivos e organizações.
Hoje é fato: cirandamos por aí!
Mas nossa ciranda é longa e entre as tarefas que se colocam para nós agora estão a continuidade de nossos projetos e o fortalecimento de nossa identidade, uma vez que já contamos com uma história recentemente escrita.
Nossas reuniões foram palco de debates que, por menores que fossem os temas, refletiam nossas convergências e divergências, solidificando aquilo que nos propusemos a fazer.
Nossas primeiras rodas de conversa ampliaram nossos horizontes e fizeram com que cada um - pela primeira vez - se colocasse perante outros cidadãos como integrantes de um coletivo que se propõe agente de transformação. Ao discutir o papel da educação não-formal, revisitamos nossas próprias trajetórias de vida e reafirmamos nosso compromisso com a educação enquanto instrumento de transformação social.
Ao polemizarmos sobre os jovens em liberdade assistida, nos debruçamos sobre as agruras de um sistema que gera seus próprios algozes e que contraditoriamente se põe como opressor e oprimido.
A ciranda girou, girou... e mais mãos se juntaram a nós, quer na reflexão, quer na ação.
É hora ainda de aumentar a roda, chamando para cirandar conosco aqueles que também acreditam em outras possibilidades às que atualmente se colocam frente a juventude, a educação pública e a sociedade brasileira.
É o momento de fazer girar nossa roda, cantarolando por um novo mundo!
Construímos vínculos, erigimos pautas e nos dispomos a trabalhar juntos!

Agora, simbora Cirandar!!!!!!!!

Robson Alexandre de Moraes
(foto extraída de: www.origamei.multiply.com/notes/item/14)

domingo, 13 de abril de 2008

Calendário 1º Semestre

Reuniões Ordinárias - Primeiro Semestre

(20h30, FEUSP)

17/04, 08/05, 29/05, 05/06, 19/06,

Comunicações e Debates:

CIRANDA DE CONVERSAS

A idéia da Ciranda de Conversas nasceu da necessidade dos membros do coletivo em compartilhar com os demais segmentos da sociedade as leituras, estudos e produções acadêmicas efetuadas na Universidade e que, conforme nossa concepção, devam extrapolar os muros da instituição e ganhar tantos quantos ares possíveis.

Participar, conversar, debater... venha cirandar conosco!

15/05, 19h30, Colégio ECO (R. Roma, 575, Lapa, São Paulo)
"As contribuições da educação não-formal frente aos desafios do novo século."
Mediação: Robson Moraes (graduando em pedagogia - FEUSP, coordenador pedagógico e professor de história para as séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio da Rede Privada de Ensino de SP, membro do Coletivo CirandAção, membro da Equipe Regional de Recursos Adultos da UEB-SP.)


31/05, 14h30, Revista Viração (Rua Augusta, 1239, cj 11 - Consolação - São Paulo)
"Direitos Humanos e Liberdade Assistida"
Mediação: Daniel Cardoso (graduando em pedagogia - FEUSP, membro do Coletivo CirandAção)


Outras atividades onde o CirandAção estará presente:
15 a 18 de maio: Plenárias Finais do 1º Fórum do Movimento Nossa São Paulo

http://www.nossaaopaulo.org.br/

sábado, 12 de abril de 2008

CIRANDA DO MUNDO (Edu Krieger)

Pela profecia
O mundo ia se acabar
Pelo vagabundo
Deixa o mundo como está
Pelo ser humano
Pelo cano o mundo vai, ou não
Pelo cirandeiro
O mundo inteiro vai rodar
Ciranda por ti
Ciranda por mim

Roda na ciranda
Que é pro não virar pro sim
Ciranda que vai
Ciranda que vem

Roda na ciranda
Que é pro mal virar pro bem

(foto: Robson Moraes)